CURRÍCULO PAULISTA ENSINO MÉDIO

Prezados diretores, professores coordenadores e demais educadores,

Neste link contém todos os PPT que foram apresentados nas Videoconferências sobre Currículo Paulista do Ensino Médio em março e abril de 2020.

Estes materiais, a gravação das VC e demais assuntos do Currículo paulista do Ensino Médio podem ser encontrados neste site

É de fundamental importância que equipe gestora, professores coordenadores, professores, estudantes e demais educadores tenham acesso a este material.

Aproveitamos para lembrar que a Consulta Pública está em andamento com data prevista para término em 19/04/2020. Clique aqui para ter acesso à Consulta Pública.

Atenciosamente,

Equipe Currículo Paulista do Ensino Médio
Supervisora Lucimara e PCNP José Rubens
Diretoria de Ensino Região de Tupã





Prezados diretores, professores coordenadores e demais educadores,

Dando continuidade nas discussões sobre o Currículo Paulista do Ensino Médio, seguem algumas orientações/informações:

1. Todas as informações da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista estão no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/ 

2. A versão preliminar da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista, bem como o questionário específico para professores, está disponível para consulta pública até o dia 19/04/2020 no link: https://sed.educacao.sp.gov.br/QuestionarioCurriculo/Index 

3. Nos próximos dias, haverá seis videoconferências com a participação dos redatores especialistas que participam da construção para apresentar o documento. A transmissão será pela rede do saber com link aberto ( http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ ), conforme cronograma a seguir:

26/mar às 10h - informação geral sobre o currículo, texto introdutório
31/mar às 9h - apresentação da área de linguagens
31/mar às 15h - apresentação da área de matemática
1/abr às 9h - apresentação da área de ciências humanas
1/abr às 15h - apresentação da área de ciências da natureza
2/abr às 9h - apresentação da formação técnica e profissional

Solicitamos que seja amplamente divulgadas as videoconferências para os profissionais da área assistirem por Streaming.

4. O MEC disponibilizou cursos sobre a BNCC para as áreas do conhecimento. Finalizando o curso o professor receberá um certificado emitido pelo MEC que será validado pela EFAPE que contará para a evolução funcional no caso dos professores da rede estadual paulista.

O link para se cadastrar é: http://avamec.mec.gov.br/#/usuario/cadastrar 

Estamos à disposição para esclarecimentos.
Atenciosamente,

Equipe do Currículo Paulista do Ensino Médio
Supervisora Lucimara e PCNP José Rubens
Diretoria de Ensino Região de Tupã




COMUNICADO NPE n°24 de 19/03/2020

Prezados diretores, professores coordenadores e professores, 

Como já é de seu conhecimento estamos iniciando o processo de consulta pública do Currículo Paulista etapa Ensino Médio. É muito importante que você participe da construção  do currículo dessa etapa da Educação Básica. Nossos estudantes também terão oportunidade de acessarem e participarem, assim solicitamos que divulguem para todos. O link para acesso é https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista  

Curso Introdutório para a etapa Ensino Médio

O Ministério Educação está disponibilizando um curso online gratuito, com objetivo de oferecer novos caminhos de aprendizagem demandados pela visão contemporânea com foco na educação integral e no desenvolvimento de um currículo orientado por competências, conforme consta nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, e consequentemente do Currículo Paulista. O curso terá certificação de 50 horas. Os cursos do AVAMEC sobre a BNCC para o Ensino Médio estão disponíveis para qualquer pessoa. 

Basta seguir as orientações abaixo:

2. Depois entrar no link http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/2763/informacoes  do curso da sua área de conhecimento . 
3. Clicar em "Inscrever". 
4. Selecionar a turma correspondente ao seu estado e pronto! 
5. Após a finalização de TODO o conteúdo e de TODAS as atividades, os certificados ficam disponíveis na aba MEUS DOCUMENTOS, somente é possível a finalização do curso se as atividades e o conteúdo estiverem concluídos

Ementa do Curso 

O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as 4 áreas do conhecimento. Apresenta possibilidades de construção de projetos pedagógicos, por meio do protagonismo e cooperação. Orienta sobre os principais pontos do currículo do ensino médio, norteados pela BNCC. 

Objetivos 

Ao final, espera-se que o cursista: 

• Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas; 
• Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes - crianças, jovens e adultos; 
• Conheça as aprendizagens previstas para os estudantes do ensino médio; 
• Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.

Consulta Pública (19/03 à 19/04/2020)

Dando continuidade ao Currículo Paulista etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental homologado em agosto/2019, apresentamos agora a versão preliminar do currículo etapa Ensino Médio centrado no desenvolvimento de competências e orientado pelo princípio da educação integral.

O documento é composto por um texto introdutório que resgata as diretrizes do Ensino Médio, os textos da formação geral básica que compõe as 1.800 horas, por área do conhecimento e os organizadores curriculares que apresentam as competências, as habilidades, os campos de atuação ou unidades temáticas e os objetos de conhecimento. O documento também contém os textos dos itinerários formativos, que compõem, no mínimo, 1.200 horas, por área do conhecimento e os organizadores curriculares que apresentam os eixos estruturantes, as habilidades específicas e os pressupostos metodológicos.

Sugerimos a leitura prévia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Apresenta também o modelo diversificado e flexível que o documento deve conter (oferta de diferentes itinerários formativos) e a organização da formação geral básica por área do conhecimento. Sugerimos também as leituras e materiais disponíveis no site da EFAPE, disponíveis em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/

Também sugerimos a leitura da Lei Federal 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Você será parte importante nesse processo de construção do currículo dessa etapa da educação básica. Contamos com suas contribuições (estudantes, professores, gestores e demais educadores) para o aprimoramento deste documento, por meio de uma leitura crítica e reflexiva dos pressupostos apresentados.

Acesso ao documento de consulta pública pelo link: https://sed.educacao.sp.gov.br/questionariocurriculo/index

Atenciosamente,

Equipe do Currículo Paulista do Ensino Médio 
Diretoria de Ensino Região de Tupã
Supervisora Lucimara: 014-3404-3117 
PCNP José Rubens: 014-3404-4157


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Física Moderna para professores de Ensino Médio

  Prezados (as)   O ICTP-SAIFR Física de Fronteira é um workshop online voltado para professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo...