sexta-feira, 20 de maio de 2016

19/05: Dia do Físico

Dia_do_Fisico_2016

Hoje, 19/05, é o Dia do Físico!
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, inesquecível ano em que o jovem Albert Einstein (1879-1955) publicou cinco artigos originais, todos de relevância para a Física.
Você sabe quais foram esses cinco artigos de Einstein e do que tratavam? Confira a seguir:
1. “Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz''
(Título original “Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt'')<
2. “Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares''
(Título original: “Eine neue Bestimmung der Moleküldimensionen'')
3. “Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor''
(Título original: Über die von der molekulartheoretischen Theorie der Wärme geforderte Bewegung von in ruhenden Flüssigkeiten suspendierten Teilchen'')
4. “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento''
(Título original: “Zur Elektrodynamik bewegter Körper'')
5. “A inércia de um corpo depende da sua energia?
(Título original: “Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?'')
No primeiro artigo Einstein descreve o Efeito Fotoelétrico de forma original, com base no conceito de quantum de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta do seu trabalho sobre o Efeito Fotoelétrico que Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921. O segundo artigo foi recorde de citações entre os trabalhos científicos na época e foi aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique. O terceiro, também bastante conhecido e importante, trata do Movimento Browniano. O quarto é nada mais nada menos do que a semente da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial). E o quinto nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c². Ufa! Tá bom pra você?!
Por conta desta enorme inspiração de Einstein, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-1727) e no qual publicou a sua importantíssima Lei da Gravitação Universal, a primeira teoria a descrever com sucesso a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, além de ideias de Mecânica, Óptica, e a sua versão pessoal do Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta que “inventou'' para uso próprio, ou seja, para suportar as suas sofisticadas ideias que, até então, não podiam ser descritas pela Matemática pré existente.

PARABÉNS A TODOS OS FÍSICOS E PROFESSORES DE FÍSICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Física Moderna para professores de Ensino Médio

  Prezados (as)   O ICTP-SAIFR Física de Fronteira é um workshop online voltado para professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo...