quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Local da oficina e Palestra com o Dr Eder Pires de Camargo


Data: 19/11/2016
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Salão de  Formação da Diretoria de Ensino Região de Tupã
Entrada pela rua Coroados, ao lado da Praça da Bandeira
Será fornecida declaração de comparecimento.



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Oficinas e Palestras com o Dr. Eder Pires de Camargo para trabalhar com alunos com deficiência visual (pesquisa)

Prezados Colegas;
 
Diante da necessidade formativa dos professores para trabalharem com diversas estratégias e recursos com os alunos que apresentam alguma deficiência visual, convidamos o professor  Dr. Eder Pires de Camargo para realizar oficinas e palestra sobre o tema. Mas para que possamos confirmar o número de participantes, precisamos que o presente formulário seja preenchido por você até 12/10/2016.(Data estendida).

Link: http://zip.net/bwttf1  

Lembramos que se trata de um convite e , portanto, não haverá pagamento de diárias ou qualquer ajuda de custo para os participantes. Devido à carga horária, não será expedido certificado. Contamos com a colaboração de todos para que possamos fazer sempre o melhor para os nossos alunos (atuais e futuros).

Seguem as informações das oficinas:

Data: 12/11/2016
Local: Tupã-SP (ESPAÇO A SER DEFINIDO)

Início: 8h30 (palestra sobre como trabalhar com alunos DV)
Café: Das 10 às 10h20min
Retorno: das 10h20 às 12h ( continuação da palestra sobre como trabalhar com alunos DV)

Almoço: Das 12 às 13h30 

Retorno: 13h30 (Oficina -montagem de materiais pedagógicos para alunos DV).
Café: Das 15 às 15h20 min
Retorno: das 15h20 às 17h (Continuação da Oficina -montagem de materiais pedagógicos para alunos DV)

Público Alvo: professores da rede estadual, professores da rede municipal, professores coordenadores das escolas estaduais e municipais, professores das salas de recursos, monitores e professores das APAE.

Quem é o Professor Dr Eder Pires de Camargo?

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005), possui graduação em Licenciatura em Física (1995), mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Pós-doutorado (2006) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Bauru. É Docente do Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira e do Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru onde também orienta trabalhos relacionados ao ensino de ciências e à inclusão de alunos com deficiências. Em Ilha Solteira, leciona disciplinas tanto para os cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Biologia, bem como, para os cursos de Engenharia. Em Bauru, leciona para os cursos de mestrado e doutorado disciplinas relacionadas à inclusão escolar de alunos com deficiências. É orientador específico do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Área de Concentração: Ensino de Física, da Universidade de São Paulo (USP) Zona Leste. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (www.fc.unesp.br/encine). É sócio efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente no tema: ensino de física para alunos com deficiência visual. (Lattes-2016)


Algumas reportagens sobre o trabalho do professor:


1)Professor cego mostra em livro como ensinar física para quem não enxerga. Disponível em http://zip.net/bhttLJ  

2)Professor Eder Pires de Camargo no Encontro com a Fátima Bernardes. Disponível em http://zip.net/bnttLn 

3)Reportagem com o Professor Dr. Eder Pires de Camargo (Jornal IFPR-Londrina PR). Disponível em http://zip.net/bbttwB 


Atenciosamente,


Eliane Sakata Silva (PCNP de Educação Especial)
José Rubens Antoniazzi Silva (PCNP de Física)

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sexta, 30 de setembro, ocorrerá um raro fenômeno astronômico: A "Lua Negra"



Alguns amantes de teorias da conspiração encontrou a menção do fenômeno na Bíblia, algo que assusta milhares de cristãos.
Esta sexta-feira, 30 de setembro, os habitantes do Hemisfério Ocidental terão a oportunidade de ver um fenômeno astronômico raro conhecido como "Lua Negra", fenômeno que muitos relacionam ao apocalipse, relata o jornal 'Express'.
De acordo com os astrônomos, a espetacular lua negra ocorre quando a parte iluminada da lua está presa na sombra da Terra, o que torna praticamente impossível vê-la. O fenômeno ocorre aproximadamente a cada 32 meses, mas este tem um significado especial por causa de outra atividade celestial deste mês.

VEJA COMPLETO AQUI.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

COLÓQUIO - IFUSP

COLÓQUIO - IFUSP
Prof. Alexandre Suaide - Depto. de Física Nuclear   IFUSP

Dia:  22.09. 2016
Horário: 16:00 horas
Local: Auditório Abrahão de Moraes – IFUSP
ENTRADA   FRANCA
Transmissão no site: www.iptv.usp.br

A física de partículas elementares procura entender como a matéria é constituída na sua forma mais elementar e as relações de interação entre seus diversos constituintes. O Modelo Padrão consiste na formulação mais atual sobre a estrutura da matéria. Acontece que, mesmo conhecendo em detalhes muitos aspectos das estruturas microscópicas do Universo, ainda há muitas questões em aberto. Uma destas perguntas diz respeito a uma propriedade da Cromodinâmica Quântica (QCD) relativa ao confinamento de partículas com carga de cor (quarks e glúons) em hádrons. Para tentar investigar em detalhes esta questão, dentre outras, foi construído no laboratório europeu CERN o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), em operação desde 2008. O LHC é o maior acelerador de partículas já construído pela humanidade, podendo colidir desde prótons até núcleos de chumbo em energias na escala de TeV/A. Quando colidem, a energia é suficiente para produzir condições extremas de temperatura e densidade, similares àquelas presentes no Universo primordial, apenas alguns microssegundos após o Big-Bang. Neste caso, uma transição de fase da matéria hadrônica para um estado desconfinado de quarks e glúons ocorre. Este estado é chamado de plasma de quarks e glúons. Observando sua evolução podemos investigar questões relativas ao confinamento na QCD.  O experimento Alice, do LHC, foi projetado e construído com o objetivo de investigar em detalhes o plasma de quarks e glúons, determinar suas propriedades e, com isto, tentar fornecer meios para entender a interação forte entre as partículas elementares. Neste colóquio pretendo discutir o que é o plasma de quarks e glúons, as evidências experimentais que suportam sua observação e também suas propriedades conhecidas. Pretendo discutir como podemos investigar a fundo suas características e o impacto do experimento Alice nas observações atuais e futuras.

Informações sobre o palestrantes:

Alexandre Suaide é Professor Doutor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e realiza pesquisas na área de colisões com núcleos pesados em energias relativísticas, que permitem o estudo da matéria em condições extremas de temperatura, na qual matéria nuclear normal passa por uma transição de fase para um estado onde quarks e glúons encontram-se desconfinados. Este estado é chamado de plasma de quarks e glúons e acredita-se ser o estado no qual o Universo encontrava-se poucos micro-segundos após o Big-Bang. Em especial estuda aspectos deste plasma envolvendo a produção de jatos de partículas e quarks pesados (charm e bottom) e consequente interação deles com este plasma. Estes estudos são realizados através do experimento STAR no RHIC (Relativistic Heavy-Ion Collider), localizado no Laboratório Nacional de Brookhaven, EUA, e do experimento ALICE no LHC (Large Hadron Collider), localizado no CERN, Suíça. Além disso desenvolve pesquisas nas áreas de instrumentação nuclear voltada a experimentos de altas energias e computação distribuída (GRID). 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Colóquio - Instituto de Física da USP - IFUSP

No dia 22 de setembro, às 16h, o Prof. Dr. Alexandre Suaide, do departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), realizará colóquio sobre o tema "O Plasma de Quarks e Glúons e o LHC". O evento ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 - travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP. Haverá transmissão ao vivo pelo site www.iptv.usp.br. Clique aqui para ler o resumo da palestra e informações sobre o palestrante.
Vale lembrar que este tema está presente no caderno volume 2 de física da 3ªsérie e, assim como os demais temas, este também deve ser trabalhado em sala de aula com o devido foco e atenção.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

VIDEOAULAS SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO DE FÍSICA NA USP

Informamos que, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os funcionários da Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP prepararam algumas videoaulas online sobre a pós-graduação na USP. As aulas visam apresentar e esclarecer dúvidas que ingressantes e mesmo alunos já matriculados possam ter em relação à manutenção dos cursos, Sistema Janus, redação de dissertações e teses, entre outros. Ao todo são 17 videoaulas e cada uma tem duração média de 15 minutos. Mesmo ainda não sendo aluno, é possível ter ideia do que esperar dos programas de mestrado e doutorado da Universidade e do que as unidades esperam da conduta de um (a) pós-graduando (a). Para maiores informações, acessar o link: http://goo.gl/uTwFaI

Atenciosamente,

PCNP José Rubens

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Físicos descobrem vibrações inesperadas em nanomaterial

Cristal de fósforo negro observado ao microscópio de força atômica: as cores na borda superior indicam a intensidade de vibração de átomos, que é maior nas áreas em vermelho, e menor, nas áreas azuladas

Um grupo de físicos brasileiros observou pela primeira vez em detalhe como os átomos vibram nas bordas de um material de dimensões nanométricas feito exclusivamente a partir do elemento químico fósforo. Conhecido como fósforo negro, esse material não é encontrado na natureza.

VEJA COMPLETO AQUI

Bola de fogo no céu dos EUA era pedaço de foguete chinês

 (Foto: Ian Norman/Divulgação/YouTube)

Viu uma estrela cadente? Faça seu pedido, claro. Mas não se assuste se alguém de olhos puxados bater na sua porta para realizar o pedido.

Habitantes dos EUA que viram um rastro brilhante no céu noturno dos estados daCalifórnia, Utah e Nevada na noite da última quarta-feira (27) já estão esperando um enviado especial do país de Jackie Chan, pois o suposto astro visto às 11h36min da noite na costa leste dos EUA era, na verdade, o segundo estágio do foguete chinês Chang Zheng-7 (CZ-7) reentrando na atmosfera terrestre

VEJA COMPLETO AQUI

6 objetos voadores identificados que contam a história da NASA

 (Foto: NASA/Bill Ingalls/Domínio Público)

Se sua intenção é decolar e ir bem longe, não há instituição mais indicada para resolver seu problema que agência espacial americana, a NASA. Desde sua fundação, em 29 de julho de 1958, é difícil encontrar alguém que tenha colocado mais objetos em órbita. Criada no auge da Guerra Fria, a agência, que no papel é civil, foi a principal arma do governo federal dos EUA para vencer a corrida pela supremacia na exploração espacial apostada com a URSS. Hoje, porém,opera com fins pacíficos, tendo inclusive colaborado com a Rússia em diversas ocasiões.

VEJA COMPLETO AQUI

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CURSO FERRAMENTAS DIGITAIS - CONVITE

CURSO FERRAMENTAS DIGITAIS - CONVITE
Prezados Educadores,
A  Diretoria de Ensino - Região de Tupã, dando continuidade nas formações em Tecnologia Educacional, vem oferecer aos Educadores o curso FERRAMENTAS DIGITAIS.

OBJETIVOS
• Promover a análise do Papel da Escola e dos Professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada;
• Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetam nossos jovens e se refletem na sua relação com a aprendizagem e com a Escola;
• Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

CONTEÚDOS
• Organização e funcionamento da SAI - Acessa Escola (BlueLab);
• Plataformas da SEE (Secretaria Digital - INTRANET);
• Arquivos nas NUVENS (GOOGLE DRIVE)
• Avaliação Digital - online (googledoc - formulário);
• Aplicativo de correção automática das avaliações digitais (flubaroo)

Critérios para participação dos cursistas:

1-     Estar ciente que se trata de um CONVITE e optar por um polo/turma;

         POLO                           LOCAL                             DATA                         HORÁRIO  

      I-TUPÃ                  EE INDIA VANUÍRE             20/07-quarta                 09h às 12h
      II-TUPÃ                 EE JOAQUIM ABARCA        21/07-quinta                 14h às 17h
      III-BASTOS           EE ÁGUIA DE HAIA             22/07-sexta                   09h às 12h
      IV-RINOPOLIS      EE GINEZ MARTINEZ          22/07-sexta                   13h às 16h  
      V-RANCHARIA     EE DOM ANTÔNIO              26/07-terça                     09h às 12h
      VI-QUINTANA       EE ALTINO ARANTES         27/07-quarta                   09h às 12h

2- Quem poderá participar: Diretor, Vice-Diretor, PC, e Professores;
3- Das VAGAS: 20 (vinte) vagas por polo;
3- Classificação dos inscritos: Ordem de inscrição no formulário;      
4- Carga Horária do curso: 3 HORAS;        
5- Ter uma conta do GMAIL (particular ou a institucional/SEE);
6- Não haverá certificação;
7-  Preenchimento da ficha cadastral abaixo até 30/06/2016 - quinta-feira.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Segredos da luz

A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh

O interesse de Osvaldo Farías pela influência da turbulência do ar na propagação da luz levou-o a visitar, há alguns anos, uma exposição em Nova York com o quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh (1853-1890). O físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, queria ver de perto a famosa tela, alvo de estudos feitos por colegas físicos que analisaram suas formas geométricas e concluíram que os vórtices pincelados pelo pintor holandês possuem uma ordem matemática semelhante à das correntezas turbulentas de ar, da água e dos fluidos em geral. 

VEJA MAIS AQUI

O buraco de Eta Carinae


castelli_eta-carinae_final-inv

Eta Carinae, a estrela mais estudada da Via Láctea depois do Sol e uma das maiores e mais luminosas já vistas, continua surpreendendo. Primeiramente os astrônomos verificaram que ela era na verdade formada por duas estrelas muito grandes: a principal e maior, Eta Carinae A, com cerca de 90 massas solares, e a secundária, dois terços menor e 10 vezes menos brilhante, Eta Carinae B. 

VEJA MAIS AQUI

Pesquisadores observam novo sinal de ondas gravitacionais



GWmergerCombo


Pesquisadores do Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais (Ligo) anunciaram nesta quarta-feira (15/06) uma segunda grande descoberta. Eles confirmaram que, no dia 26 de dezembro de 2015, à 1h30, seus instrumentos registraram a passagem de uma onda gravitacional pela Terra. A origem dessa onda seria a colisão e a fusão de um par de buracos negros que teria ocorrido em alguma galáxia a 1,4 bilhão de anos-luz de distância do Sistema Solar.



VEJA MAIS AQUI

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Escolhidos os nomes dos novos elementos da tabela periódica



Os quatro elementos acrescentados à tabela periódica em dezembro de 2015 já têm um provável nome oficial. A União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) recomendaram nesta quarta-feira (08/06) que o elemento químico 113 seja chamado de nihônio, o 115 de moscóvio, o 117 de tennessino e o 118 de oganessono.

VEJA MAIS AQUI

sexta-feira, 10 de junho de 2016

A ciência explica por que algumas pessoas enxergam mais cores que as outras

cores (Foto: Flickr/danna § curious tangles)

Olhe para grama do seu jardim. Você provavelmente verá tons de verde e talvez um pouco de marrom e amarelo. Ao olhar para a mesma grama, a artistaConcetta Antico vê praticamente uma paleta de cores inteira: rosa, vermelho, laranja, dourado, azul, violeta, marom, verde. "Vejo centenas de cores na grama. É fascinante e hipnotizante", explicou Concetta em entrevista ao Science of Us.

Veja completo aqui

Manuscrito de Newton sobre a "pedra filosofal" foi encontrado

Newton (Foto: Wikimedia/Godfrey Kneller/The Chemical Heritage Foundation)

Após passar um longo período em uma coleção privada, manuscritos de Isaac Newton relacionados à pedra filosofal foram adquiridos pela American Chemical Heritage Foundation, dos Estados Unidos.

Veja completo aqui

sexta-feira, 20 de maio de 2016

19/05: Dia do Físico

Dia_do_Fisico_2016

Hoje, 19/05, é o Dia do Físico!
A data foi escolhida porque 19/05 lembra 1905, inesquecível ano em que o jovem Albert Einstein (1879-1955) publicou cinco artigos originais, todos de relevância para a Física.
Você sabe quais foram esses cinco artigos de Einstein e do que tratavam? Confira a seguir:
1. “Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz''
(Título original “Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt'')<
2. “Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares''
(Título original: “Eine neue Bestimmung der Moleküldimensionen'')
3. “Sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor''
(Título original: Über die von der molekulartheoretischen Theorie der Wärme geforderte Bewegung von in ruhenden Flüssigkeiten suspendierten Teilchen'')
4. “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento''
(Título original: “Zur Elektrodynamik bewegter Körper'')
5. “A inércia de um corpo depende da sua energia?
(Título original: “Ist die Trägheit eines Körpers von seinem Energieinhalt abhängig?'')
No primeiro artigo Einstein descreve o Efeito Fotoelétrico de forma original, com base no conceito de quantum de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta do seu trabalho sobre o Efeito Fotoelétrico que Einstein ganhou o Nobel de Física em 1921. O segundo artigo foi recorde de citações entre os trabalhos científicos na época e foi aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique. O terceiro, também bastante conhecido e importante, trata do Movimento Browniano. O quarto é nada mais nada menos do que a semente da Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial). E o quinto nos brinda com a mais famosa equação de toda a Física: E = m.c². Ufa! Tá bom pra você?!
Por conta desta enorme inspiração de Einstein, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-1727) e no qual publicou a sua importantíssima Lei da Gravitação Universal, a primeira teoria a descrever com sucesso a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, além de ideias de Mecânica, Óptica, e a sua versão pessoal do Cálculo Diferencial e Integral, ferramenta que “inventou'' para uso próprio, ou seja, para suportar as suas sofisticadas ideias que, até então, não podiam ser descritas pela Matemática pré existente.

PARABÉNS A TODOS OS FÍSICOS E PROFESSORES DE FÍSICA!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Armadilha de íons em chip

Chip de ouro: primeiro lugar em concurso de fotografia científica no Reino Unido

A física brasileira Diana Prado Lopes Aude Craik, 28 anos, que faz doutorado em física quântica na Universidade de Oxford, Inglaterra, ganhou a categoria Eureka (imagens que refletem novas descobertas) e também o prêmio principal de fotografia científica no concurso promovido pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC), agência do Reino Unido que financia pesquisas nas áreas de engenharia e ciências físicas. 

Veja completo aqui

Além do Modelo Padrão

Entrev Marcela_23 ok_2JG4860_1

Em novembro do ano passado a física teórica Marcela Carena tornou-se a primeira titular de um posto recém-criado: o de diretora de relações internacionais do Fermilab, o principal laboratório de física de partículas dos Estados Unidos, situado em Batavia, nos arredores de Chicago.

Veja mais aqui

Os quarks e suas combinações exóticas

O acelerador de partículas Tevatron, em Batavia, Estados Unidos: o mais poderoso antes do LHC

No dia 25 de fevereiro, físicos da colaboração internacional DZero anunciaram a descoberta de uma nova partícula subatômica: a X(5568). A nova partícula não é elementar – ou seja, indivisível – como o elétron, o fóton ou o bóson de Higgs. Em vez disso, a X(5568) é composta de quatro partículas menores de um tipo já conhecido: os quarks, razão por que é classificada como tetraquark.

Veja completo aqui

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Simulado do Enem: química e física são as áreas de maior dificuldade

Química e física foram as áreas em que os estudantes tiveram maior dificuldade no primeiro simulado nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dois últimos finais de semana. Ao todo, 711.746 fizeram o exame online, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Os assuntos com o melhor desempenho geral foram conceitos de cidadania e democracia (filosofia) e formas de relevo (geografia); e os com pior desempenho, geometria analítica (matemática) e reações químicas (química). O menor índice de acertos foi em química, em média 29% acertaram as questões da prova, em física, a média foi 31,9%. Na outra ponta, na média 55,8% acertaram as questões de filosofia.

Os cursos mais buscados pelos estudantes que fizeram o exame são medicina, direito e administração. As mulheres foram maioria no simulado, 63,8%. São Paulo (15,5%), Minas Gerais (11,45%) e Rio de Janeiro (7,59%) foram os estados que lideraram em participação.
As notas máximas em cada área foram 733 em linguagens, 773 em matemática, 749 em ciências humanas e 757 em ciências da natureza. Ao todo, os candidatos resolveram 80 questões, sendo 20 inéditas.

O simulado faz parte da iniciativa Hora do Enem, portal que oferece também um plano de estudos individual para cada estudante. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem vai mostrar como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer. Para estudar, os candidatos podem acessar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.

Este foi o primeiro simulado online. Pelo menos mais três serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).


O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Veja completo aqui



Comprovada última parte que faltava da Teoria da Relatividade de Albert Einstein

Comprovada última parte que faltava da Teoria da Relatividade de Albert Einstein SXS team/Bohn et al 2015


Cientistas provaram a existência das ondas gravitacionais, mostrando que um corpo com massa quando é acelerado pode deformar o tecido do espaço-tempo.

Veja completo aqui.


"Ganhamos outro sentido para observar o Universo", diz cientista sobre ondas gravitacionais

"Ganhamos outro sentido para observar o Universo", diz cientista sobre ondas gravitacionais Brigitte Lacombe/Divulgação

Direto de Washington, onde participa da reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, onde apresentará uma palestra sobre buracos negros supermassivos, a astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Bergmann comentou a comprovação da existência das ondas gravitacionais. 

Veja completo aqui


Descoberta estrela com "motor interno" diferente do Sol

Estrela tem

Pela primeira vez, manchas solares - ou manchas estelares - foram fotografadas diretamente em uma estrela que não o Sol.
"Enquanto manchas solares por imagiologia foram uma das primeiras coisas que Galileu fez quando começou a usar o telescópio recém-inventado, demorou mais de 400 anos para que fazermos um telescópio poderoso o suficiente que pudesse fotografar pontos em estrelas além do Sol," disse John Monnier, astrônomo da Universidade de Michigan, nos EUA.
Veja completo em aqui

Viver em outro planeta será um passo natural, diz astronauta brasileiro



Se o século 20 foi marcado pela disputa para chegar à Lua, a corrida do início deste século é por planetas habitáveis. Para o astronauta e coronel da reserva Marcos Pontes, único brasileiro que já esteve no espaço, viver em outro planeta pode ser um passo natural do ser humano.



Veja completo em aqui

Painéis solares para geração de energia são instalados em escola municipal de Porto Alegre

Painéis solares para geração de energia são instalados em escola municipal de Porto Alegre Willian Baldon/PMPA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Antônio Giúdice, do bairro Humaitá, é a primeira instituição de ensino a receber painéis para geração de energia solar na Capital. A inauguração das placas ocorreu na manhã desta terça-feira.

Veja completo aqui

Chernobyl: pior acidente nuclear da história completa 30 anos


A explosão na usina nuclear de Chernobyl, a 120 km de Kiev, na Ucrânia, completa 30 anos nesta terça-feira sem ter deixado o posto de pior acidente nuclear da história. No aniversário do desastre, os ucranianos preparam vigílias para prestar homenagem às vítimas e aos "liquidadores", as pessoas que ajudaram a atenuar os efeitos da emissão em massa de radiação. No dia 26 de abril de 1986, uma explosão no reator 4 contaminou áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia com substâncias radioativas.

Veja completo aqui


Sistema Solar pode ter um novo planeta


Uma representação artística do "novo" planeta (Foto: CalTech / Divulgação )

Não é de hoje que astrônomos profissionais e amadores têm a suspeita de que existe um nono planeta em nosso Sistema Solar, muito além de Plutão. Boa parte dessa desconfiança vem da busca por explicações de anomalias nas órbitas de objetos próximos ao Cinturão de Kuiper, uma área misteriosa que se estende a partir da órbita de Netuno.

Veja completo aqui 


Curso Física Moderna para professores de Ensino Médio

  Prezados (as)   O ICTP-SAIFR Física de Fronteira é um workshop online voltado para professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo...