Prezados
Professores Coordenadores e professores,
Em relação à
orientação da CGEB para a elaboração e execução de um Plano de Ação que retome
as habilidades críticas não contempladas pelos alunos em 2016 em matemática e
língua portuguesa, seguem orientações quanto à disciplina de física:
Assim como as
demais disciplinas, neste período, ‘física’ também deverá trabalhar com as
habilidades críticas de língua portuguesa e matemáticas conforme constam no
documento orientador da CGEB.
Documento orientador:
Uma sugestão
de trabalho é o professor de física observar as habilidades dos documentos
acima e escolher aquelas que contemplem a necessidade pedagógica dos seus
alunos. Neste caso, o trabalho com estas habilidades servirá como uma base,
apoio e suporte para as disciplinas de matemática e língua portuguesa e também
para a própria disciplina de física que permeia as habilidades de competência
leitora e escritora e também de matemática em seu currículo oficial. Sendo
assim, os professores poderão analisar estas habilidades e organizar como estas
aparecem nos cadernos de física dos anos
anteriores para execução em sala de aula.
Para as 1ª
séries do ensino médio, estas habilidades podem ser trabalhadas por meio de
livro didático e atividades do GREF http://www.if.usp.br/gref/pagina01.html No próprio blog de física há diversas
sugestões de trabalho ao navegar pelas páginas.
Por fim,
gostaria de salientar que em nenhum momento os professores de física deixarão
de lecionar física para lecionarem exclusivamente matemática e língua
portuguesa, ao contrário, servirão como apoio e suporte para as demais
disciplinas já que o ensino de física depende de ambas.
Vale lembrar
que o período não é tão longo e permeará cerca de 6 aulas apenas, por isso
necessita ser pensado com base na necessidade
mais importante para a aprendizagem dos alunos.
Exemplo :
Professor:
|
Disciplina:
Física
|
||||
Habilidades de Matemática/Língua
Portuguesa
|
Habilidades de Física
|
Ação
|
Prazos
|
Ano/Série
|
Responsável
|
(L P)- Inferir informações
implícitas conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um
texto.
|
Identificar
variáveis relevantes, elaborar hipóteses, estabelecer
relações
e interpretar observações ou resultados de um experimento; (S.A. 11-Pag.
69-caderno 1-professor-1ªsérie)
|
Leitura
compartilhada do texto “O movimento e as fontes de energia: substâncias para
produzir movimento” da S.A. 11-caderno 1- professor-1ªsérie- página 74 e
resolução de 1 questão da página 75.
|
1
aula, dia :___/___/___
|
Série
atual: 2ª
Série
anterior: 1ª
|
Professor: execução
PC: Acompanhamento
|
(Mat)
-Ler, interpretar informações e dados apresentados em gráficos e produzir
gráficos e tabelas.
|
Ler e representar em esquema gráfico
os fenômenos
da refração, utilizando raio de luz.
(S.A. 11-Pag. 75-caderno 2-2ªsérie-professor)
|
Análise
da tabela “Decompondo a luz branca” em duplas
e reflexão promovida pelo professor, escrita ou oralmente.-página 76.
|
1
aula, dia :___/___/___
|
Série
atual: 3ª
Série
anterior: 2ª
|
Professor: execução
PC: Acompanhamento
|
Quaisquer dúvidas
ou esclarecimentos, estou à disposição no telefone 014-3404-4157 e pelo e-mail Jose.antoniazzi@educacao.sp.gov.br
Atenciosamente,
José Rubens
Antoniazzi Silva
PCNP de
física
Nenhum comentário:
Postar um comentário