quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PLANO DE AÇÃO DE FÍSICA PARA RETOMADA DAS HABILIDADES CRÍTICAS NÃO DOMINADAS DE 2016

Prezados Professores Coordenadores e professores,

Em relação à orientação da CGEB para a elaboração e execução de um Plano de Ação que retome as habilidades críticas não contempladas pelos alunos em 2016 em matemática e língua portuguesa, seguem orientações quanto à disciplina de física:

Assim como as demais disciplinas, neste período, ‘física’ também deverá trabalhar com as habilidades críticas de língua portuguesa e matemáticas conforme constam no documento orientador da CGEB.

Documento orientador:




Uma sugestão de trabalho é o professor de física observar as habilidades dos documentos acima e escolher aquelas que contemplem a necessidade pedagógica dos seus alunos. Neste caso, o trabalho com estas habilidades servirá como uma base, apoio e suporte para as disciplinas de matemática e língua portuguesa e também para a própria disciplina de física que permeia as habilidades de competência leitora e escritora e também de matemática em seu currículo oficial. Sendo assim, os professores poderão analisar estas habilidades e organizar como estas aparecem nos cadernos de física dos   anos anteriores para execução em sala de aula.

Para as 1ª séries do ensino médio, estas habilidades podem ser trabalhadas por meio de livro didático e atividades do GREF http://www.if.usp.br/gref/pagina01.html  No próprio blog de física há diversas sugestões de trabalho ao navegar pelas páginas.

Por fim, gostaria de salientar que em nenhum momento os professores de física deixarão de lecionar física para lecionarem exclusivamente matemática e língua portuguesa, ao contrário, servirão como apoio e suporte para as demais disciplinas já que o ensino de física depende de ambas.

Vale lembrar que o período não é tão longo e permeará cerca de 6 aulas apenas, por isso necessita ser  pensado com base na necessidade mais importante para a aprendizagem dos alunos.

Exemplo :

Professor:
Disciplina: Física  
Habilidades de Matemática/Língua Portuguesa
Habilidades de Física
Ação
Prazos
Ano/Série
Responsável
(L P)- Inferir informações implícitas conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
Identificar variáveis relevantes, elaborar hipóteses, estabelecer
relações e interpretar observações ou resultados de um experimento; (S.A. 11-Pag. 69-caderno 1-professor-1ªsérie)
Leitura compartilhada do texto “O movimento e as fontes de energia: substâncias para produzir movimento” da S.A. 11-caderno 1- professor-1ªsérie- página 74 e resolução de 1 questão da página 75.
1 aula, dia :___/___/___
Série atual: 2ª

Série anterior: 1ª
Professor: execução

PC: Acompanhamento
(Mat) -Ler, interpretar informações e dados apresentados em gráficos e produzir gráficos e tabelas.

Ler e representar em esquema gráfico os fenômenos
da refração, utilizando raio de luz. (S.A. 11-Pag. 75-caderno 2-2ªsérie-professor)
Análise da tabela “Decompondo a luz branca” em duplas  e reflexão promovida pelo professor, escrita ou oralmente.-página 76.
1 aula, dia :___/___/___
Série atual: 3ª

Série anterior: 2ª
Professor: execução

PC: Acompanhamento

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, estou à disposição no telefone 014-3404-4157 e pelo e-mail Jose.antoniazzi@educacao.sp.gov.br
Atenciosamente,

José Rubens Antoniazzi Silva

PCNP de física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Física Moderna para professores de Ensino Médio

  Prezados (as)   O ICTP-SAIFR Física de Fronteira é um workshop online voltado para professores de Física do Ensino Médio, com o objetivo...